EU SOU, ALGUÉM, NÃO SOU, UM NÚMERO.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Quem fiscaliza a Ampla.

A Ampla fornece energia para a maioria dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, são eles:


  1. Angra dos Reis
  2. Aperibé
  3. Araruama
  4. Areal
  5. Armação dos Búzios
  6. Arraial do Cabo
  7. Arsenal
  8. Bom Jardim
  9. Bom Jesus do Itabapoana
  10. Cabo Frio
  11. Cachoeiras de Macacú
  12. Cambucí
  13. Campos dos Goytacazes
  14. Cantagalo
  15. Carapebús
  16. Cardoso Moreira
  17. Casemiro de Abreu
  18. Conceição de Macabú
  19. Cordeiro
  20. Duas Barras
  21. Duque de Caxias
  22. Guapimirim
  23. Iguaba Grande
  24. Itaboraí
  25. Italva
  26. Itaperuna
  27. Itaocara
  28. Itatiaia
  29. Lage do Muriaé
  30. Macaé
  31. Macuco
  32. Magé
  33. Mangaratiba
  34. Maricá
  35. Miracema
  36. Natividade
  37. Niterói
  38. Paraty
  39. Petrópolis
  40. Porciúncula
  41. Porto Real
  42. Quissamã
  43. Resende
  44. Rio Bonito
  45. Rio das Ostras
  46. Santa Maria Madalena
  47. Santo Antônio de Pádua
  48. São Fidélis
  49. São Francisco do Itabapoana
  50. São Gonçalo
  51. São João da Barra
  52. São José de Ubá
  53. São José do Vale do Rio Preto
  54. São Pedro D´Aldeia
  55. São Sebastião do Alto
  56. Saquarema
  57. Silva Jardim
  58. Sumidouro
  59. Tanguá
  60. Teresópolis
  61. Trajano de Morais
  62. Varre - Sai

Totalizando mais de 6.500.000 de habitantes.

Seis milhões e quinhentos mil habitantes.

Quem deveria fiscalizar a Ampla no Estado do Rio de Janeiro seria a Aneel (Agencia Nacional de Energia Elétrica).

Mas não existe nenhuma agência da Aneel em todo estado do Rio de Janeiro.

Mais de 60 municípios atendidos (ou desantendidos) pela Ampla, e nenhuma agência da Aneel para fiscalizar.

A Annel diz que não possui escritórios regionais, mas que firma convênios para "delegação de atividades" às "agências de regulação estaduais" mas não no Estado do Rio de Janeiro, pois nunca houve um contrato de convênio entre a Aneel e o Estado do Rio de Janeiro.

O Estado do Ceará tem, O Estado do Rio Grande do Norte tem, mas o Estado do Rio de Janeiro não tem! Vários Estados do Brasil tem convênio com a Aneel, mas o Rio de Janeiro não.

Seis milhões de cidadãos e nenhuma agência local da Aneel para fiscalizar a Ampla.

Mas a Aneel continua fiscalizando a Ampla, sabe de onde? De Brasília!

Você que mora em Aperibé (Cidade Fluminense com cerca de 10.000 habitantes) se quiser reclamar com o órgão do governo federal responsável pela fiscalização da Ampla pode telefonar para Brasília pelo telefone 167 de segunda a sexta-feira de 8 horas da manhã até às 20 horas.

Se você mora em Bom Jardim (Cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro carinhosamente chamada de Cidade Bolo de Noiva com cerca de 30.000 habitantes) e o transformador de energia elétrica da Ampla na esquina da sua rua explodir acima de sua cabeça, além do telefone de Brasília (167) você pode enviar uma cartinha reclamando para a Superintendência de Mediação Administrativa Setorial (é complicado né?) para o endereço (lá em Brasília é claro) o endereço é o seguinte: SGAN quadra 603 módulo J 1º andar CEP 70.830.030 Brasília DF.

Você acha que alguém vai ler esta cartinha de um morador de um município do interior do estado do Rio de Janeiro?

Se você mora em Búzios ou pior ainda se você é comerciante na cidade com cerca de 30.000 habitantes mas que no verão chega ter mais de 300.000 turistas do mundo todo, você pode também acessar o site da Aneel http://www.aneel.gov.br/ e lá fazer a sua reclamação.

São mais de seis milhões de habitantes só no interior do Estado do Rio de Janeiro 6.000.000, isso é o dobro da população de Madrid na Espanha que é o país de onde vem a maior parte do Capital da Ampla; somos cerca de 14% de toda a população da Espanha. Seis milhões de pessoas vivendo sob a falta de competência da Ampla é a população inteira de Santiago a capital do Chile, porta de entrada do dinheiro espanhol para compor o capital da Ampla; a população do interior do Estado do Rio de Janeiro representa 40% da população do Chile e 60% da população de Portugal, país que tem um pouquinho de dinheiro enfiado na Ampla.

* Obs.1: No site da Ampla e da Aneel nos é informado que são 66 municípios atendidos pela Ampla, no entanto eu só encontrei 62; é verdade que existe agências da Ampla em lugares como Itaipava que não é município e sim um bairro de Petrópolis e Imbariê que tão pouco é município, de qualquer maneira apesar de ter pesquisado bastante eu posso estar errado e não ter visto alguma cidade, neste caso peço que contribuam com mais informações e se for o caso já peço desculpas antecipadamente.

* Obs.2: Outros municípios do Estado do Rio de Janeiro, tem sua energia fornecida pela Light ou tem suas próprias companhias de energia elétrica particulares ou municipais.

Até o próximo apagão

27 comentários:

  1. Respostas
    1. Aqui no blog EU ODEIO A AMPLA, de quando em vez aparece um maluco que ama a AMPLA; mas os outros 6.000.000 de clientes da AMPLA odeia esta empresa.
      Um abraço

      Excluir
  2. e uma vergonha o que eles fazem com seus funcionarios pagam o que querem para não dizer salario minimo.(o mais interessante disso e que nimguen toma nenhuma providencia)sera que não existe nenhum um órgão do governo competente que possa tomar algumas providencias.POR QUE ESSA AMPLA E UMA VERGONHA ISSO E SO UM POUCO DA MINHA RAIVA CONTRA ELA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o salário que a AMPLA paga sempre será uma miséria, pois a empresa tem que ter muito lucro para enviar para fora do Brasil aos seus acionistas.
      Existe a ANEEL,(Agência Nacional de Energia Elétrica), só que essa Agência é controlada por políticos, que por sua vez são controlados pelo dinheiro das empresas, dentre elas a AMPLA. É mais ou menos como colocar a raposa tomando conta do galinheiro.
      Todos são uma corja que só tem uma missão na vida ferrar a vida da população.
      Um abraço

      Excluir
  3. continuando com um pouco da minha raiva.E uma tremenda sacanagem o que eles fazem com os funcionarios que tentaram se aposentar e ela não pagou nenhum de seus direitos.Muitos deles infelizmente muitos deles ja vieram ate falecer e o governo federal sabe disso e nada faz.VERGONHA ISSO E BRASIL ????????????????????

    ResponderExcluir
  4. mas vergonhoso e oque eles fazem com os funcionarios aposentados não param nenhum de seus direitos e muitos deles ja vieram a falecer,eninguem tomou nenhuma providencia cade as autoridades competentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As autoridades competentes nada podem fazer pois dependem do dinheiro destas empresas para suas respectivas campanhas políticas.
      Um abraço

      Excluir
  5. mas o pior vôces não sabem, moro em Rio das Ostras RJ, e eles de três meses para cá trocaram as lâmpadas de iluminação pública por outras, o curioso é que estas últimas emitem uns raios que parecem chifres, o que eu entendo, é que além de fazer um péssimo trabalho, ainda nos chamam de chifrudos é o tal negócio, eles são e acham que todos são iguais a eles foi a conclusão que cheguei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que organizar um abaixo assinado para que o Congresso Nacional abra uma C.P.I. (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a AMPLA.
      Um abraço

      Excluir
  6. Tenho um número do cliente da Ampla.Digito a senha,o número do cliente e o CPF e o site dá como CPF errado e não abre a página.Não iria reclamar,mas vou reclamar;cheguei 8:30 na AMPLA e só fui atentido às 10:30.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você foi atendido?
      Dê graças aos céus, pois muitos nem são atendidos a menos que seja para pagar conta; dinheiro eles não dispensam.
      Um abraço

      Excluir
  7. O mais interessante é quando pedimos por uma ligação nova, temos que ficar a disposição da AMPLA entre o horário de 8 as 17 hrs. E eles não aparecem. Já fiz uma reclamação na ANEEL, mas pelo visto de nada vai adiantar. vou mover uma ação tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reclamar na ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) é inútil, uma ação solitária também, só uma ação coletiva com milhares de consumidores que também signifique votos a menos para os políticos que recebem dinheiro da AMPLA funcinará.
      Um abraço

      Excluir
  8. NESTE EXATO MOMENTO, DIA 23/11/11, ESTOU ABRINDO UM PROCESSO ADMINISTRATIVO CONTRA A AMPLA, JUNTO A ANEEL. ESPERO SINCERAMENTE QUE DÊ ALGUM RESULTADO. QUERO SER OTIMISTA, MAS SEI QUE NESSE PAIS NADA É FISCALIZADO, PRINCIPALMENTE A AMPLA, QUE POR MEIOS POLITICOS CONSEGUIRAM A CONCESSÃO PARA FORNECIMENTO DE ENERGIA EM MINHA REGIÃO (NITEROI- RJ). NÃO IMPORTA, SEJA AMPLA, LIGHT, NO FINAL PARA NOS CONSUMIDORES QUE PAGAMOS ALTOS VALORES POR NOSSA ENERGIA E NÃO TEMOS AMPARO O RESULTADO É O MESMO, NADA ACONTECE. MAS COMO SOU OTIMISTA QUERO ACREDITAR QUE ESSE PROCESSO ADMINISTRATIVO, SIRVA PARA QUE MINHA RECLAMAÇÃO TRAGA ALGUM BENEFICIO DE OUTROS BRASILEIROS, QUE CERTAMENTE JA PASSARAM ALGUM TIPO DE APAGÃO EM
    SUA REGIAO.
    SHEILA SOUTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo(a) o sr(a) é um afortunado(a) em ser tão otimista. A realidade é que as reclamações junto a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) não resultará em nada. Só uma ação coletiva com milhares de assinaturas poderá resultar em algo positivo.
      Um abraço

      Excluir
  9. Senhores, gostaria de começar o meu texto com uma pergunta: quando nós estamos insatisfeitos com uma empresa, o que fazemos? Trocamos a empresa!
    Mas infelizmente com a AMPLA não podemos fazer isso.
    A AMPLA reestruturou todo o bairro onde eu moro, colocando rede alta, relógio com chip e espião, desligamento pela central emfim tudo de "BOM", por isso um belo reajuste nas tarifas.
    Só que quando a reestruturação foi feita, a rede alta ficou perto de um bambuzal, e quando há chuva de vento o bambu encosta na rede que tem um sistema de proteção que o desliga. Resultado: ficamos 2 ou 3 vezes por mês sem energia. E com as chuvas de verão que são normalmente na parte da tarde, a energia só é restabelecida manhã seguinte! A AMPLA nos informou que é responsabilidade da prefeitura municipal podar o bambuzal e a prefeitura por sua vez diz que é de responsabilidade da AMPLA. O velho jogo do empurra! Com isso, quem paga? O contribuinte!
    Bom, se não bastasse, no dia 31/01/2012 às 9:30 horas, a fiação "NOVA" colocada na reestruturação começou a pegar fogo deixando sem energia minha residência. O detalhe é que no meu poste são 3 relógios só o da minha residência ficou ruim. Minha esposa ligou para a AMPLA no instante do ocorrido e recebeu a informação que seria resolvido o problema o mais rápido possível, mas ao chegar do trabalho às 16:45 horas, eu vi que nada tinha sido resolvido e liguei para a AMPLA novamente quando fui informado que era só aguardar. A mesma resposta me deram até a hora da ultima ligação que foi às 23:40 horas.
    Com isso, hoje, dia 01/02/2012 nada foi resolvido. Minha geladeira descongelou com todos os alimentos dentro, meu filho que toma um remédio injetável não pôde tomá-lo, sem contar outros transtornos que sofremos pela falta de a energia elétrica, indispensável nos dias de hoje.
    Fica aqui a indignação de um cidadão que paga suas contas em dia, e que o minimo que espera e o serviço que se pague funcione.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Quando não gostamos dos serviços prestados por uma oficina mecânica por exemplo, da próxima vez que o nosso carro quebrar, procuramos uma outra oficina e se necessário outras mais até que estejamos satisfeitos com o serviço prestado.
      O que ocorre com concessões dada pelo governo é que são meia dúzia de políticos que recebem dinheiro destas empresas e decidem que nossas vidas a partir de determinado momento nossas vidas estarão nas mãos destas empresas.
      Nós cidadãos e contribuintes, não fomos consultados se queremos a AMPLA ou não, e se não gostamos dos serviços prestados temos que ficar quietinhos como crianças de castigos ou então seremos severamente punidos.
      Eles reestruturaram todo o seu bairro e colocaram "tudo de bom", tudo de bom para eles, a AMPLA!
      Nada de bom para você consumidor.
      Para início de conversa a AMPLA não poderia colocar cabos energizados próximo a árvores, bambús etc...
      Simplesmente isto vai de encontro as mais básicas regras de segurança.
      Mas o que você poderia fazer?
      A menos que você pegasse uma arma e abatesse os técnicos a tiros enquanto estivessem nas escadas cometendo esse crime nada você poderia fazer.
      Voltamos a época da ditadura militar onde os absurdos ocorriam e nada fazíamos pois se fizéssemos iríamos para a cadeia ou pior.
      O material (como a fiação que pegou fogo em sua residência) usado pela AMPLA é de péssima qualidade. Veja a quantidade de transformadores que explodem todos os dias nas áreas de consseção da AMPLA.
      Eu me solidarizo com a sua aflição e sofrimento pelas perdas materiais e pela humilhação de ter sua vida perturbada, controlada e e prejudicada por uma empresa chilena/espanhola que entrou em nossas vidas sem nosso consentimento.
      Eles demoraram dias para resolver o seu problema, mas se você não paga a conta de luz absurdamente alta, eles em um piscar de olhos vão até a sua casa e cortam a sua emergia.
      Um abraço

      Excluir
  10. no dia 31/01/12 percebi q nao tinha luz em minha casa. percebi q na casa ao lado tinha, viq só na minha nao havia luz. sendo assim fui ao relógio liguei o disjuntor a segui deu um estouro.liguei pra Ampla pedindo ajuda. a mesma disse q ia vim o mais rápido pocivel.era as 16 horas . trez hs depois tornei ligar.ouvi a mesma coisa. as 2 da manha liguei outra vez. novamente me diceram que ja viriam.
    Bom !! como sou empregada doméstica moro e araruama trabalho no rio. sai as 4 da manha a luz nao havia chegado. liguei para meu filho ao meio dia tb nao.sedo assim pedi pra um eletricista ir la ver, o mesmo ainda ouvi gracinha de um carro da Ampla q passava na hr, gritou dizendo:olha o gato ae!!
    nao acredito na justiça para pobre por isso nao vou a justiça tive percas com isso.
    GUIOMAR ROQUE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guiomar,
      Foi um absurdo o que fizeram com você, sobretuto, você sendo uma pessoa humilde...
      Mas ajustiça é para todos, procure o Ministério Público de Araruama, (se não tiver aí em Araruama, tem em Saquarema) e faça a sua queixa!
      Um abraço e fique com Deus

      Excluir
  11. Eu moro em Magé , e por uns dois anos , paguei quase 500 reais de iluminação pública , que vinha destacado na minha conta de luz , decreto este chamado com lei 2042/09 . onde a vinha percentuais altíssimos de cobrança , uma vez chegeui a pagar 50,00 em uma única conta de luz de contribuição iluminação pública ....um absurdo , derrepente passou a cobrar 8,00 reais , ai eu pergunto !
    Cadê o o dinheiro dos 2 ano passados que me assaltaram nas cobranças em minhas contas de luz ? Algume se manifestou , tanto a Ampla , quanto a prefeitura de Magé , embolçarão uma fortuna dessa palhaçada . Eu me sinto um palhaço neste "Brasil de Todos Nós " , liga pra um , liga pra outro e nada se faz !!!!!

    Gostaria de receber meu dinheiro de volta , está fazendo falta !!!!

    ResponderExcluir
  12. No bairro do Fonseca em Niterói, as quedas de energia são frequentes, é um diga/desliga com intervalos pequenos, mas suficientes para detonar os aparelhos elétricos e diminuir sua vida útil. Quando um monitor de computador durar 3 anos ao invés de 5 anos, lembre-se de que a AMPLA tem participação na destruição parcial de nossos bens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo vou resumir em poucas palavras:
      A AMPLA é uma desgraça!

      Excluir
  13. Moro em Trajano de Moraes que também é atendia, melhor dizendo desatendita pala Ampla. As quedas de energia já são consideradas comuns pela população. sábado dia 19/01/13 só que eu contei foram 7 quedas de energia consecutivas. só para constar não estava chovendo na cidade. toda madrugada ocorre uma queda de energia e sei disso pois cansei de ajustar os relógios dos aparelhos que se desajustam pela falta de energia. sem contar que se meu vizinho ligar seu chuveiro enquanto eu estiver tamando banho a anregia fica fraca e o chuveiro não esquenta, e olha que minha energia é trifasica com uma fase só para este chuveiro. isso é uma vergonha. quando receberemos os serviços prestados de acordo com os preços cobrados? se fosse falar de todas as reclamações ficaria escrevendo anoite toda.

    ResponderExcluir
  14. Eu Alba Valéria dos Santos Gaypo, residente na Avenida das Flores nº 766, Bairro Barbuda – Magé – RJ. Cliente da AMPLA com o nº 4404774-6, venho por meio desta carta externar e fazer minha reclamação, protesto e contestar as cobranças feitas pela AMPLA nos últimos meses desde Setembro de 2012.

    O fato é que tenho reclamado muito em todos os meios de atendimento da AMPLA sobre a forma de aferição e sobre os valores que vem nas faturas que não correspondem à realidade.

    As minhas faturas sempre vieram, digamos assim, com “cobrança antecipada”.

    Explico: -- A leitura do Mês corrente (Janeiro de 2016) foi feita no dia 05/01/2016, e que eu recebi no dia 11/01/2016, com vencimento para o dia 15/02/2016, só que foi feita a leitura de todo o Mês de Janeiro/2016, e isso no dia 05/01/2016.
    Como assim, pode ser feito isso?
    Como a AMPLA faz a medição de consumo de todo o mês no início de referido mês?
    Como a AMPLA sabe o que eu irei consumir no decorrer de todo o mês?
    Isso caracteriza “cobrança por consumo estimado” o que é ilegal!
    Esse procedimento tem acontecido desde que eu me tornei cliente da AMPLA. E sendo assim tenho sido lesada desde então.

    Já fiz várias reclamações, via SAC, via atendimento na Agência da AMPLA/Magé, só que as respostas são sempre as mesmas e automáticas:
    -“Srª, verificamos seu histórico de consumo e constatamos que está tudo correto.”

    Isso tem me causado transtornos imensos, pois tem me prejudicado e onerado em meu orçamento familiar, chegando ao ponto de eu até atrasar os pagamentos das minhas faturas, até mesmo da AMPLA, por conta dessa discrepância e cobrança descabida.
    Outro fato é que desde o mês de Setembro de 2012, as cobranças dos valores e consumos da energia elétrica de minha residência tiveram um aumento abrupto e assombroso; isso sem haver qualquer explicação ou motivo para tal, uma vez que eu não comprei ou adquiri novos eletrodomésticos, equipamentos elétricos, os costumes e rotinas de todos em minha casa não mudaram ou foram alterados e sempre buscamos economizar energia elétrica como sempre fizemos.
    Pior ainda é que por vezes nestes períodos citados nós até nos ausentamos por alguns dias por motivo de trabalho e viagem.
    Mas inexplicavelmente ao invés de haver uma pequena baixa na conta de luz o que houve foi um enorme aumento.
    E eu não estou me referindo ao aumento de tarifa da energia elétrica, e sim ao aumento de consumo de energia elétrica.
    Bom, outro fato é que no mês de Julho de 2012 nós recebemos a visita de técnicos da AMPLA que nos informou que tínhamos sido contemplados com a reforma elétrica de nossa casa. Aceitamos e assim foi feito. Foram trocadas todas as instalações elétricas em minha residência, e os técnicos ainda afirmaram que o meu consumo iria diminuir com aquela reforma elétrica e que a minha conta até diminuiria. Mas não foi o que aconteceu, ao invés de diminuir o consumo e baixar a conta, para minha surpresa nos meses seguintes houve um aumento insuportável e estrondoso.
    Diante deste relato eu chego as seguintes conclusões: Ou está havendo alguma coisa errada com a aferição da AMPLA, ou algo errado com o que foi feito pelos técnicos da AMPLA nas instalações de minha residência.
    Mas em qualquer destas duas explicações, ou as duas ao mesmo tempo, o que está sendo cobrado não condiz com a realidade do meu consumo e estou pagando bem mais do que deveria.
    Outro fato é que eu fico me sentindo refém da AMPLA, pois eu já fiz algumas reclamações junto a AMPLA quanto a estas queixas e a resposta da AMPLA é sempre a mesma, e me parece até automática: “Analisando seus consumos vimos que as contas estão com os valores corretos!”
    E aí eu, assim como todo consumidor da AMPLA ficamos sem saída, pois ou pagamos mesmo sabendo que está errado, ou temos nosso fornecimento de energia elétrico suspenso. Não temos uma opção de trocarmos de operadora se nos sentirmos lesados ou insatisfeitos, como é com as operadoras de telefonia por exemplo.

    ResponderExcluir
  15. sou cliente dessa bosta de ampla,trocaram meu medidor ontem 06-07-2016...assim que ligaram o disjuntor,o fio da minha casa derreteu todo...conclusão,foi uma merda que esses técnicos de M fizeram...trocaram a fase pelo neutro e a própria ampla constatou.meu numero do cliente é 511936-9 se tiver algum olheiro da ampla vendo isto puxa lá e vê a M q fizeram...tampei na justiça e vamos ver o que vai dar....

    ResponderExcluir

Digite aqui o seu Comentário