

"Eu sou alguém, não sou um número"
Condomínio Aldeia de Itaipú. Mais um sofredor da Ampla.
Condomínio Grotão, sempre o último a ter a luz reestabelecida no Bairro de Itaipú.
Eu sou, alguém, não sou um número.
A nova viatura da Ampla.
O tempo de recarga das duas baterias de 12V é de duas a seis horas (dependendo se tiver ou não energia nas tomadas).
O mais inacreditável neste post, é que não é piada todas estas informações foram extraídas do site da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos).
Isso é que é progresso!
"Eu sou, alguém, não sou, um número"
Cond. Aldeia de Itaipú, localizado na Avenida Francisco da Cruz Nunes.
Condomínio Grotão localizado igualmente na Avenida Francisco da Cruz Nunes a 200 metros do Condomínio Aldeia de Itaipú.
Subestação da Ampla em Piratiniga.
Um abraço. "Eu sou, alguém, não sou, um número"
Notou que o endereço não tem número? Fica no centro da Cidade da antiga Capital do antigo Estado do Rio de Janeiro (atualmente a Capital do Estado do Rio de Janeiro é a Cidade do Rio de Janeiro) mas no endereço que consta na Cartilha da Ampla não tem número.
Eu dou um conselho: Se você mora em um município muito distante de Niterói, não vá até lá, é uma rua muito grande, movimentada e você corre o risco de não achar o endereço e perder o dinheiro da sua passagem e ficar mais revoltado ainda com a Ampla.
As pessoas não entendem que o Estado do Rio de Janeiro tem aproximadamente a metade do tamanho de Portugal. Ter um conselho localizado na Cidade de Niterói para quem mora em Porto Real por exemplo é o mesmo que morar em Viana do Castelo e ter que fazer uma reclamação em Lisboa, lá em Portugal isso até faz sentido, pois Lisboa é a Capital do país, mas aqui no Estado do Rio de Janeiro isto não tem nenhum propósito prático, Niterói não é a Capital do Estado (já foi).
Antes que alguém pergunte, por que o Conselho de Consumidores da Ampla não fica na Capital do Estado do Rio de Janeiro eu respondo: na Capital (Cidade do Rio de Janeiro) a energia elétrica é fornecida por outra companhia a LIGHT.
Bom, você pode telefonar é claro.
As ligações são gratuitas?
Não.
Você terá que pagar por cada minuto que ficar "pendurado" ao telefone, e se você morar em outro município pagará a ligação interurbana.
Se o seu computador não tiver sido danificado por um dos apagões da Ampla, você poderá enviar um e-mail.
Um abraço.
Eu sou, alguém, não sou, um número."
Eles envergam, eles enferrujam, caem, se desfazem e esfarelam.
Mas alguns postes da Ampla tem alguma serventia:
Faltou falar sobre os funcionários mas isso fica para um próximo post.
Um abraço
"Eu sou, alguém, não sou, um número."
Totalizando mais de 6.500.000 de habitantes.
Seis milhões e quinhentos mil habitantes.
Quem deveria fiscalizar a Ampla no Estado do Rio de Janeiro seria a Aneel (Agencia Nacional de Energia Elétrica).
Mas não existe nenhuma agência da Aneel em todo estado do Rio de Janeiro.
Mais de 60 municípios atendidos (ou desantendidos) pela Ampla, e nenhuma agência da Aneel para fiscalizar.
A Annel diz que não possui escritórios regionais, mas que firma convênios para "delegação de atividades" às "agências de regulação estaduais" mas não no Estado do Rio de Janeiro, pois nunca houve um contrato de convênio entre a Aneel e o Estado do Rio de Janeiro.
O Estado do Ceará tem, O Estado do Rio Grande do Norte tem, mas o Estado do Rio de Janeiro não tem! Vários Estados do Brasil tem convênio com a Aneel, mas o Rio de Janeiro não.
Seis milhões de cidadãos e nenhuma agência local da Aneel para fiscalizar a Ampla.
Mas a Aneel continua fiscalizando a Ampla, sabe de onde? De Brasília!
Você que mora em Aperibé (Cidade Fluminense com cerca de 10.000 habitantes) se quiser reclamar com o órgão do governo federal responsável pela fiscalização da Ampla pode telefonar para Brasília pelo telefone 167 de segunda a sexta-feira de 8 horas da manhã até às 20 horas.
Se você mora em Bom Jardim (Cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro carinhosamente chamada de Cidade Bolo de Noiva com cerca de 30.000 habitantes) e o transformador de energia elétrica da Ampla na esquina da sua rua explodir acima de sua cabeça, além do telefone de Brasília (167) você pode enviar uma cartinha reclamando para a Superintendência de Mediação Administrativa Setorial (é complicado né?) para o endereço (lá em Brasília é claro) o endereço é o seguinte: SGAN quadra 603 módulo J 1º andar CEP 70.830.030 Brasília DF.
Você acha que alguém vai ler esta cartinha de um morador de um município do interior do estado do Rio de Janeiro?
Se você mora em Búzios ou pior ainda se você é comerciante na cidade com cerca de 30.000 habitantes mas que no verão chega ter mais de 300.000 turistas do mundo todo, você pode também acessar o site da Aneel http://www.aneel.gov.br/ e lá fazer a sua reclamação.
São mais de seis milhões de habitantes só no interior do Estado do Rio de Janeiro 6.000.000, isso é o dobro da população de Madrid na Espanha que é o país de onde vem a maior parte do Capital da Ampla; somos cerca de 14% de toda a população da Espanha. Seis milhões de pessoas vivendo sob a falta de competência da Ampla é a população inteira de Santiago a capital do Chile, porta de entrada do dinheiro espanhol para compor o capital da Ampla; a população do interior do Estado do Rio de Janeiro representa 40% da população do Chile e 60% da população de Portugal, país que tem um pouquinho de dinheiro enfiado na Ampla.
* Obs.1: No site da Ampla e da Aneel nos é informado que são 66 municípios atendidos pela Ampla, no entanto eu só encontrei 62; é verdade que existe agências da Ampla em lugares como Itaipava que não é município e sim um bairro de Petrópolis e Imbariê que tão pouco é município, de qualquer maneira apesar de ter pesquisado bastante eu posso estar errado e não ter visto alguma cidade, neste caso peço que contribuam com mais informações e se for o caso já peço desculpas antecipadamente.
* Obs.2: Outros municípios do Estado do Rio de Janeiro, tem sua energia fornecida pela Light ou tem suas próprias companhias de energia elétrica particulares ou municipais.
Até o próximo apagão
Não, você não está louco, nem eu, você leu certo: Ilhas Cayman!
Só isso já é o suficiente para nós consumidores cidadãos brasileiros nos sentirmos aviltados, humilhados, indignados; a Ampla tem parte (ou todo) de seu capital ligado as Ilhas Cayman.
Mas vamos continuar;
Quem é a Endesa Brasil? Dona da maior parte da Ampla com 46,89% do controle acionário.
Em primeiro lugar, devo explicar que Endesa é uma Empresa Multinacional e o nome Endesa Brasil é o mesmo que Ford Brasil, Chevrolet Brasil ou seja de brasileira não tem nada a não ser o nome Brasil após o nome Endesa.
A composição acionária da Endesa é a seguinte:
Ok, eu sei que ficou confuso; então eu vou escrever de uma outra maneira: ENDESA é a sigla de Empresa nacional de Eletricidad S.A. (não se esqueça do S.A. quando fizer a contração das palavras) e a Endesa é uma empresa Chilena, é, você não entendeu errado não, a controladora oficial da Ampla é uma empresa Chilena.
A segunda maior acionista da Ampla é a Chilectra Inversud S.A. com 21,02% das ações. Primeiro vamos desmembrar a palavra Chilectra: Teremos Chile + Electra; mais uma empresa chilena, e sabe quem é a dona da Chilectra? Acertou outra vez é a Endesa.
Assim amigos o dinheiro que você gasta pagando a sua conta de energia elétrica em Itaipú (Niterói) por exemplo tem que encher muitos bolsos antes de alguém se preocupar com o transformador da esquina ou se falta luz mais de uma semana em Jardim Catarina em São Gonçalo.
Até o Próximo apagão.